Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2013

II Encontro Estadual de Ensino de História - Ensino História no Século XXI: dilemas e perspectivas da Educação Histórica


O Evento, promovido pela ANPUH - Seção Bahia, através do GT de Ensino de História (BA) e pela UFRB, ocorrerá no período de 13 a 15 de maio, na Cidade de Cachoeira.

Nas últimas três décadas é notável a ampliação de estudos e reflexões que tomam como objeto o ensinar-aprender e a didática da História, suas finalidades e usos, suas formas de produção, circulação e consumo. Este movimento tem se destacado pelo cada vez mais agudo deslocamento dos gabinetes e corredores acadêmicos para territórios de diálogo com os espaços escolares, como também pela crescente aglutinação de professores-pesquisadores em eventos de natureza local e nacional para debater acerca da história na Educação Básica.

Este duplo movimento tem desaguado na criação de espaços institucionais, a exemplo da criação do GT Nacional de Ensino de História e Educação na ANPUH-BR, dos GTs de Ensino de História nas seções estaduais da ANPUH e a criação da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH).

É dentro deste espírito que a ANPUH-BA organiza este importante evento, a se realizar em Cachoeira, no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que certamente contribuirá para a inserção mais efetiva da Bahia nos debates nacionais, ao tempo em que busca estabelecer a aproximação e o diálogo com e entre os profissionais dos diversos níveis da Educação.

O II Encontro de Ensino de História: Ensinar História no século XXI: dilemas e perspectivas da educação histórica acontecerá em um contexto histórico marcado pelas incertezas e pela fluidez do pensamento. Neste momento de políticas educacionais que retiram em alguns estados o Ensino de História dos anos iniciais do Ensino Fundamental e pretendem reduzir a uma só disciplina a História e a Geografia no Ensino Médio, é premente o debate acerca do lugar da História nos currículos em voga no Brasil e na Bahia.

A ANPUHBA, além de convidar seus associados e demais interessados, envidará esforços para que este evento venha a integrar sua Agenda permanente, tornando-a bianual (anos ímpares), buscando sua efetiva aproximação e enraizamento com os professores e as questões pertinentes à Educação Básica na Bahia.

Tod@s a Cachoeira!

Saudações Históricas.

Maiores informações: www.ufrb.edu.br/ensinodehistoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário