Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2013

Ciência-denúncia: 5 revistas brasileiras são acusadas de trapacear em citações



Cinco revistas científicas brasileiras foram excluídas do Journal Citation Reports, índice internacional de publicações científicas, acusadas de inflar citações

Maurício Grego
04/07/2013

Em outro documento, a empresa descreve os critérios para a eliminação de publicações do catálogo. As situações que podem levar a essa exclusão são duas. A primeira é a autocitação excessiva, quando artigos fazem referências demais a outros artigos da mesma revista.

A segunda é quando uma publicação tem um elevado percentual de citações vindo de uma mesma revista. A situação se agrava quando essa outra revista também recebe muitas citações da publicação suspeita.

Na visão dos editores do JCR, o número elevado de citações mútuas seria um indício de que as publicações estariam trabalhando juntas de forma desleal para elevar o número de citações de ambas.

Para Olavo Pires de Camargo, editor-chefe da Acta Ortopédica Brasileira, houve exagero dos editores do JCR. “Só há duas revistas de ortopedia no Brasil, a nossa e a Revista Brasileira de Ortopedia. Quando publicamos um artigo de revisão, as citações tendem a se concentrar nessas duas. Foi isso que incomodou o pessoal do JCR", disse ele a EXAME.com.

"A suspensão aconteceu por causa de um único artigo. Ela não tem muita importância para nós. Mas vamos enviar uma retratação ao pessoal do JCR. No ano que vem estaremos de volta à lista”, completa Camargo.
EXAME.com tentou entrar em contato com as demais publicações afetadas mas ainda não obteve resposta. Quando tivermos outras informações, vamos atualizar este texto.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário