Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de julho de 2013

GEILC debate Ideologia e Luta de Classes

            Uma das características da sociedade hodierna é, sem dúvida, a transformação. O mundo social – e também o natural pela interferência humana, intensificada nas últimas décadas pelo consumo destrutivo – metamorfoseia-se a todo instante. Nesse sentido, as mudanças verificáveis ao longo de aproximadamente três séculos de hegemonia do modo de produção capitalista – principalmente no ocidente – têm mantido como traço singular da sociedade a luta de classes e o domínio do capital sobre o trabalho.
Para legitimar a atual organização da estrutura social, que não se modifica na contingência, a classe dominante propaga ideologias particulares em interesses próprios – que apesar de contraditórias não colocam em risco a coesão interna do sistema produtivo – que, por meio dos aparelhos ideológicos do Estado, permeia todos os meandros da sociedade generalizando-se e viabilizando as relações de produção e reprodução do sociometabolismo do capital.
Objetivando aprofundar o debate sobre a Ideologia e a Luta de Classes, enquanto categorias analíticas basilares para compreensão da estrutura social e suas múltiplas determinações, bem como suas categorias de aproximação tais como alienação, forças produtivas, relações de produção e totalidade, é que o GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Luta de Classes, vinculado ao Museu Pedagógico, se propõe a retomar estas problemáticas a fim de partilhar e contribuir para o aprofundamento necessário sobre tais temáticas.
           
Ideologia e Luta de Classes

É preciso ter consciência de que qualquer processo de formação, sobretudo quando se sobrepõe a qualidade à quantidade, demanda tempo. Portanto, a formação proposta pelo GEILC é continuada, não se restringe aos espaços institucionais, buscando novos espaços, intercalando o debate intelectual acadêmico com a práxis critico revolucionária e procurando intercambiar o debate com diversos grupos políticos/acadêmicos alinhados à proposta performativa do GEILC.
Para viabilizar os debates, sem perder de vista o princípio que rege a gnosiologia materialista, ou seja, a dialética, todos os encontros serão realizados de forma a viabilizar os múltiplos debates dentro de um mesmo eixo temático, sendo que todas as problemáticas terão como categorias centrais que orientarão as sessões a ideologia e a luta de classes.

O Geilc busca, portanto, centrar as discussões das categorias Ideologia e Luta de Classes a partir de prisma que interrelacione as várias nuances conceituais acerca do tema, estabelecidas sobre a égide do materialismo histórico-dialético, intercalando teoria e prática, na perspectiva da análise da totalidade concreta. Da mesma maneira, e concomitantemente, procuraremos apropriar-nos de uma teoria das classes sociais a fim de inter-relacioná-las com a realidade dos atuais conflitos sociais que se desenrolam mundo afora. Nesse sentido, estabeleceu a seguinte ordem de obras que estão sendo discutidas de forma sequencial (marcado de verde, a próxima atividade):

IDEOLOGIA/LUTA DE CLASSES
Dia
Hora
1
Reunião de planejamento do ciclo temático – apresentação/discussão do projeto para os  membros do GEILC
03/06
 08:30 às 11:30
2
Karel Kosik – Dialética do Concreto
(Dialética da totalidade concreta)
17/06
08:30 às 11:30
3
Marx e Engels – Primeira Parte da Ideologia Alemã
01/07
08:30 às 11:30
4
Lukács – Ontologia do ser social (II Parte; capítulo 3 “Ideologia”)
15/07
08:30 às 11:30
5
Louis Althusser – Os Aparelhos Ideológicos de Estado
29/07
08:30 às 11:30
6
Produção de texto em História
12/08
A definir
7
Conversa afiada com Lúcio
 29/08
A definir
8
István Mészáros – O poder da ideologia
23/09
08:30 às 11:30
9
Ciclo de Debates
22/10
19:30
10
José Paulo Neto – Introdução ao estudo do método de Marx
18/11
08:30 às 11:30
11
Discussão introdutória: conceitos e categorias marxianas
09/12
08:30 às 11:30
Os encontros se dão no Museu Pedagógico/Casa Padre Palmeira e estão abertos a toda a comunidade.
Endereço: Praça Sá Barreto, S/N - Ao lado do antigo Colégio Diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário