Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de março de 2013

Bahia: descaso governamental fecha curso de medicina da UESB


O descaso e desleixo com que o governo do Estado da Bahia trata a educação fecha o curso de medicina da UESB/Campus Jequié. O desfecho triste deste episódio atinge a comunidade jequieense, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como um todo (também o Curso de medicina da UESB/Campus de Vitória da Conquista), e, por tabela, os estudantes de enfermagem da UFBA e da Fainor, de farmácia da UFBA, além dos estudantes do PET.
A situação é vexatória para estudantes dos dois cursos, como mostra o videodocumentário supra, e faz emergir personagens que se beneficiaram politicamente com o processo de constituição do curso em Jequié e que se omitem de suas responsabilidades.
Analisando a situação, a professora Simone Andrade Teixeira, da UESB/VC, diz, em sua página nas redes sociais,  que “Os hospitais e unidades básicas de saúde de Vitória da Conquista já estão superlotados com os estudantes de medicina da UESB, estudantes de enfermagem da UFBA e Fainor, estudantes de farmácia da UFBA, além dos estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho - PET. Os estudantes do 4º ano do curso de medicina de Jequié estão sem professores. Os editais de concurso para médicos em Jequié não os atraem... salários baixos (o Estado da Bahia, na atual gestão, paga os piores salários do Nordeste do Brasil) ... Como trazer mais 27 alunos do curso de medicina de Jequié para o curso de Conquista, considerando que aqui ainda não contamos com os recursos necessários para um bom funcionamento do curso?”.
O vídeo tece o retrato da problemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário