Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicionário Histórico-Crítico do Marxismo

O Instituto de Teoria Crítica de Berlin lançou o projeto de colaboração internacional intitulado Dicionário Histórico-Crítico do Marxismo (DHCM) em 1983, como homenagem a Karl Marx na data que marcava o centenário de sua morte. O Projeto partiu do plano original de produzir suplementos ao Dicionário Crítico do Marxismo (DCM). de Georges Labica. Trata-se de uma obra publicada pelo Editorial Argument (Hamburgo, Alemanha), em 1994. 
O Dicionário trata-se de uma ampla relação de artigos ordenados em mais de 1500 verbetes (entradas), em três línguas (espanhol, alemão e inglês) projetadas para 15 tomos. Seu interesse é centrado na análise e reconstrução crítica dos conceitos teóricos de determinados elementos históricos-políticos e econômicos, assim como de realidades sociais concretas, a partir do monto de vista do marxismo. Os artigos foram elaborados em sistema de colaboração internacional por muitos especialistas das respectivas matérias, passando por um conselho científico e editorial, que prima pelos critérios de composição e pesquisa científica.
O DHCM trata-se de um projeto científico aberto, cuja intenção final é a de abrir uma base crítica, o que abre possibilidades de participação e contribuição de qualquer matiz marxista e parte do mundo.
Acesse o site e desfrute de vários textos disponibilizados clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário