Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

II Mostra Cinema Poções em março

Um evento dedicado a um dos cineastas mais importantes do cinema documental brasileiro e um dos grandes nomes que veio com a geração do Cinema Novo. A II Mostra Cinema Poções recebe Geraldo Sarno, diretor de Viramundo (1965), para lhe prestar a devida homenagem. Durante a Mostra, que será realizada entre os dias 15 e 17 de março na Câmara de Vereadores do município, serão exibidos filmes do cineasta e haverá uma conferência, onde Sarno falará sobre sua obra.

Geraldo Sarno nasceu em Poções-BA e em 1965 lançou o que viria a ser um clássico do cinema nacional, o documentário Viramundo, que aborda a migração nordestina para São Paulo. O Nordeste, em especial o sertão e suas manifestações, está presente em quase toda sua obra, como no curta Eu Carrego Um Sertão Dentro de Mim (1967), que será exibido no último dia da Mostra. Glauber Rocha, um dos grandes expoentes do cinema brasileiro, afirmava que os filmes de Geraldo Sarno fundam a consciência documentarística. “Geraldo Sarno desmonta temas e subtemas em modelares filmes: dali poder-se-ia lançar foguetes aos canais do futuro".

São cerca de 30 filmes, entre documentários e ficção, dirigidos por Geraldo Sarno, que é reconhecido tanto no Brasil como na América Latina. Em 2012, o cineasta baiano foi o homenageado no 24° Festival de Cinema de Viña Del Mar, no Chile. Seu último filme, O Último Romance de Balzac (2010) foi premiado no Festival de Gramado pela Direção de Arte e com o Prêmio Especial do Júri. Este filme, que é uma junção de documentário com ficção, dará início às sessões em homenagem a Sarno na II Mostra Cinema Poções, após a solenidade de abertura que acontece no auditório da Câmara de Vereadores do município, a partir das 18h30.

A programação da mostra terá ainda a exibição do clássico Coronel Delmiro Gouveia (1977) e apresentação da Filarmônica 26 de Junho. Nesta segunda edição, a Mostra Cinema Poções, que é realizada pelo Cineclube Tela em Transe, além de prestar esta homenagem a mais um dos filhos da cidade que se tornou cineasta, deve reunir um grande público durante os três dias de evento, que será com entrada franca e culminará em um misto de cinema, música e conferência em um único espaço.

Confira a programação completa:


Sexta-feira (15 de março)
18h30 - Abertura da II Mostra Cinema Poções/ Homenagem a Geraldo Sarno
19h30 - Filme: O último romance de Balzac

Sábado (16 de março)
15h - Conferência com Geraldo Sarno
19h - Filme: Coronel Delmiro Gouveia

Domingo (17 de março)
19h - Filme: Viramundo
19h45 - Filme: Eu Carrego um Sertão dentro de mim
20h15 - Apresentação da Filarmônica 26 de Junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário