A
Editora Alínea apresenta o livro O Nacional e o Local na História da Educação,
de Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo e José Claudinei
Lombardi (Org.), agora disponível em seu website.
Caso
seja professor e a obra atenda ao programa de sua disciplina, como
bibliografia, você pode solicitar um exemplar para avaliação, com desconto
especial de 50% sobre o preço de capa, acessando
aqui.
Maria José Aviz do Rosário, Clarice
Nascimento de Melo e José Claudinei Lombardi (Org.)
O livro apresenta, em seus capítulos, o
resultado dos debates e reflexões sobre a história da educação, na IX Jornada
do HISTEDBR, realizada na Universidade Federal do Pará, em 2010. Objetiva a
difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de
perspectiva histórica da área de Educação. A leitura constitui-se num momento
privilegiado e relevante de discussão sobre a educação brasileira e
a necessidade de inserção da história da educação
da Amazônia na historiografia educacional e na pesquisa educacional. Em
síntese, o livro é um passeio sobre os trabalhos apresentados e discutidos
durante o evento, permitindo identificar o uno e o múltiplo do nacional e do
local em história na educação. É essa perspectiva da presente coletânea.
SUMÁRIO
Apresentação
Capítulo 1
O Local e o Nacional na Historiografia
da Educação Brasileira
Dermeval Saviani
Capítulo 2
Os Museus Pedagógicos e a Experiência
da UESB
Lívia Diana Rocha Magalhães
Capítulo 3
Educação Escolar Indígena: construção
legal e (im)possibilidades à prática educativa diferenciada
Rosani de Fátima Fernandes
Capítulo 4
A Historiografia em Construção nos
Processos de Ensino e Pesquisa da História da Educação no Brasil
Maria de Fátima Félix Rosar, Maria
Regina Martins Cabral e Miriam Santos de Sousa
Capítulo 5
História da Educação na Amazônia –
Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições
Anselmo Alencar Colares
Capítulo 6
O Local e Nacional em História da
Educação: questões teórico-metodológicas
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário