Pesquisar este blog

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Nacional e o Local na História da Educação


A Editora Alínea apresenta o livro O Nacional e o Local na História da Educação, de Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo e José Claudinei Lombardi (Org.), agora disponível em seu website.
Caso seja professor e a obra atenda ao programa de sua disciplina, como bibliografia, você pode solicitar um exemplar para avaliação, com desconto especial de 50% sobre o preço de capa, acessando aqui.

Maria José Aviz do Rosário, Clarice Nascimento de Melo e José Claudinei Lombardi (Org.)

O livro apresenta, em seus capítulos, o resultado dos debates e reflexões sobre a história da educação, na IX Jornada do HISTEDBR, realizada na Universidade Federal do Pará, em 2010. Objetiva a difusão da produção científica, resultante de estudos e pesquisas de perspectiva histórica da área de Educação. A leitura constitui-se num momento privilegiado e relevante de discussão sobre a educação brasileira e a     necessidade de inserção da história da educação da Amazônia na historiografia educacional e na pesquisa educacional. Em síntese, o livro é um passeio sobre os trabalhos apresentados e discutidos durante o evento, permitindo identificar o uno e o múltiplo do nacional e do local em história na educação. É essa perspectiva da presente coletânea.

SUMÁRIO

Apresentação

Capítulo 1
O Local e o Nacional na Historiografia da Educação Brasileira
Dermeval Saviani

Capítulo 2
Os Museus Pedagógicos e a Experiência da UESB
Lívia Diana Rocha Magalhães

Capítulo 3
Educação Escolar Indígena: construção legal e (im)possibilidades à prática educativa diferenciada
Rosani de Fátima Fernandes

Capítulo 4
A Historiografia em Construção nos Processos de Ensino e Pesquisa da História da Educação no Brasil
Maria de Fátima Félix Rosar, Maria Regina Martins Cabral e Miriam Santos de Sousa

Capítulo 5
História da Educação na Amazônia – Questões de Natureza Teórico-metodológicas: críticas e proposições
Anselmo Alencar Colares

Capítulo 6
O Local e Nacional em História da Educação: questões teórico-metodológicas
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário