Pesquisar este blog

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Precisamos falar sobre Kevin


Jacques Gruman
Um fulano qualquer pega um canudo. Dentro dele, uma geringonça de uns 20 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Aponta para uma pequena multidão e dispara. O míssil improvisado sai a 360 km por hora e destrói o crânio de um adolescente. O que se pode dizer de um boçal desses, “artilheiro” de arquibancada, protegido pela sua tchurma corintiana ?
“Um acidente, uma fatalidade”, teve a desfaçatez de sentenciar o presidente do Corinthians, de olho gordo nos cifrões já arrecadados pela venda antecipada de ingressos para os próximos jogos do time na Libertadores. É a mesma retórica dos “efeitos colaterais” dos assassinatos extra-judiciais cometidos pelos Drones, autorizados pela Casa Branca. Regret to inform que civis inocentes são chacinados para garantir a pax americana. Tudo vale a pena, se a ganância não é pequena.
Na distante Oruro, um adolescente boliviano foi massacrado por um bandido fantasiado de torcedor. Ao invés de tentar justificar o injustificável, dirigentes corintianos deveriam assumir seu quinhão de responsabilidade pelo crime e as torcidas organizadas, essa praga com figurino miliciano, banidas por prazo indeterminado. Só medidas radicais podem estancar a sangria dos desatinos que, há muito tempo, tornaram os estádios de futebol campos de guerra, frequentados pelos mais baixos instintos de gente violenta e desabituada ao convívio civilizado.

Como bem disse mestre Tostão, o que acontece em campo é reflexo das relações sociais gerais. A violência no futebol não é um raio em céu azul. Explode em espaços públicos, como prospera nos privados. A eleição de Renan Calheiros (com apoio de partidos “progressistas”), a devastação do crack, a canelada de um brucutu: variações em torno do mesmo tema. Quando o velho Maracanã ainda não era o projeto elitista que será seu destino próximo, clássicos reuniam 130 mil, às vezes 150 mil pessoas, sem grandes riscos de batalhas campais. Exceções existiam, claro, mas eram isso: exceções.
Será que alguém vai ser punido ? Duvido muito. Pelo meu gosto, não apenas o idiota que lançou o sinalizador naval, mas o Corinthians e suas torcidas organizadas, deveriam ser severamente punidos. Não custava muito seguir o exemplo de países europeus, que não refrescam nessas situações. Ocorre que estamos no Brasil. Quem sabe o que é isso é Christiane Ferraz Magarinos. Ao ser parada numa blitz da Lei Seca, agrediu, xingou e tentou subornar policiais. Foi para a delegacia com um sorriso irônico nos lábios. “Neste país, só pobre ou favelado fica preso. Eu sou rica e influente”. Difícil encontrar melhor definição para uma sociedade de classes. E a luta entre elas favorece, nesta hora histórica, dona Christiane. Thor Batista manda lembranças.
Em meio a tanta sujeira, um espasmo de dignidade. O jogador Fábio Santos, do Corinthians, teve a coragem de dizer: “Se for necessário que o Corinthians seja expulso da Libertadores para que acabem com as mortes, sou totalmente a favor”. Houvesse seriedade, era o caso de parar todas as máquinas enquanto não se resolvesse, de uma vez por todas, a matança insinuada em cada partida de grande porte. Mas aí já seria pedir demais. Está todo mundo deslumbrado com as piruetas esportivo-comerciais-capilares do Neymar, com a blogueira cubana que virou queridinha da direita brasileira (que já a lançou para a presidência de Cuba ...), com o BBB bialista, e tantas outras cortinas de fumaça. Em dois dias, Kevin Douglas Beltrán Espada, o adolescente assassinado, desaparecerá do noticiário e sua morte terá sido em vão.
Em meio a tanta sujeira, um espasmo de dignidade. O jogador Fábio Santos, do Corinthians, teve a coragem de dizer: “Se for necessário

O tempora, o mores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário