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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

GEILC convida: A Palavra para a África: oralidade africana na Educação

O Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classes (GEILC), vinculado ao Museu Pedagógico/UESB vem, ao longo dos anos, desenvolvendo diversas pesquisas no campo do marxismo. Tais pesquisas são marcadas tanto por preocupações epistemológicas quanto militantes. Ao se constituir a partir de sua práxis cotidiana compromete-se com o rigor da produção do conhecimento científico, compreendendo também a complexidade das relações na sociedade capitalista, atuando e contribuindo na transformação da realidade social.
Neste sentido, o GEILC busca projetar-se para além do academicismo que tanto compromete as pesquisas hoje, levadas para os interesses reprodutivos do capital, pouco ou nada contribuindo socialmente. Nesse sentido crítico do fazer acadêmico-científico, o Grupo convida as comunidades acadêmica e geral para a realização de sua última atividade de extensão do ano de 2013, constante do Projeto “História e Memória no campo das lutas de classe”. Esta atividade consta da palestra proferida pelo professor do Departamento de História da Uesb, Jorgeval Andrade Borges[1], que centrará seu foco na “PALAVRA PARA A ÁFRICA: ORALIDADE AFRICANA NA EDUCAÇÃO”.

A palestra buscará discutir uma proposta de prática pedagógica para a Educação Básica desenvolvida durante o doutorado do ministrante na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, particularmente através do grupo de pesquisa HCEL (História, Cultura, Educação e Lazer). A proposta, elaborada em conjunto com as professoras Maria Cecília de Paula e Elizabeth de Jesus da Silva, problematiza, a partir da literatura da tradição oral africana, a definição da “palavra” na África, apontando uma unidade entre literatura oral, música e expressão corporal como definição ampla da “palavra” na cultura africana. Com esta definição de oralidade africana, e amparados em autores africanos, especialistas em cultura e tradição oral, discutem a importância da exploração da corporalidade, da música e da literatura da tradição oral africana como mediadoras de uma experiência educativa inovadora que permita  o mergulho na cultura desse continente visualizando sua complexidade e percebendo-a como produto de sociedades estruturadas.
A exposição propõe trazer, num primeiro momento, a problemática da descoberta de elementos mediadores de aprendizagem da cultura africana nas escolas – a tradição oral, sua musicalidade e expressão corporal – como recursos importantes e possíveis de mediação na práxis educacional designada de Educação das Relações Ético-raciais. Buscará estabelecer uma reflexão fundamentada em estudiosos da cultura africana, apresentando dois importantes compiladores e pesquisadores desta tradição oral. Na sequência, anunciará a figura do Griot e de seu papel nas sociedades africanas, ampliando o debate sobre a oralidade na África através da persona que a conduz; traçará igualmente relações entre o conceito de africanidade, na forma elaborada por Kabenguele Munanga, propondo uma experiência educacional a partir do referencial da multidimencionalidade da cultura africana em que se trabalha conjuntamente a unidade e diversidade desse continente.  Dos resultados, as experiências educacionais reflexivas que possam subsidiar o que se entende por oralidade africana e sua unidade com a música e o corpo. Experiências educacionais significativas constituem uma alternativa para o que é denominado de Pedagogia das Relações Étnico-raciais no Brasil, fundamental à reflexão/proposição sobre formas de se introduzir a tradição oral africana na educação escolar brasileira.



[1] Professor de História da África do Departamento de História da Uesb. Mestre em Memória : Linguagem e Sociedade (Uesb). Doutorando em Educação (Ufba). Componente do GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe).

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