Pesquisar este blog

sábado, 23 de novembro de 2013

RBBA LANÇA SEU VOLUME 2, NÚMERO 1

O presente número da Revista Binacional Brasil – Argentina: diálogo entre as Ciências (RBBA), ora tornado público, dá continuidade à difusão da produção científica resultante do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. O Volume 2 número 1 da RBBA compõe-se de artigos que conglomeram Memória, Educação e Política, confluindo para o exame profundo e rigoroso do labor científico, da Linguística, da Bioética, da História das Ciências – e do diálogo entre estas –, das teorias de aprendizagem e estruturas escolares, das práticas extensionistas na universidade e, finalmente, das crises e conflitos sociopolíticos que permeiam a América Latina desde o século XIX até o presente.
Os diferentes temas presentes neste volume da RBBA abarcam desde o fazer científico e o rigor metodológico das ciências às preocupações sociológicas e políticas. Os impactos tecnológicos, culturais, sociais e históricos também se encontram sob a lente da história e sob a ação do sujeito social – como também do pesquisador. Isso porque somos, a um só tempo, agentes dessa sintaxe que movimenta a nossa coletividade.
Estamos convictos de que os temas transversais que ora compõem a RBBA são prementes para o diálogo entre as ciências que, por sua vez, se beneficiam da História para untar as engrenagens que produzem o conhecimento. Certamente, os temas desse número são instigantes para os leitores da revista e esperamos que sejam, também, proveitosos para aprofundar o saber cientifico.
A RBBA é uma publicação eletrônica semestral de caráter binacional vinculada aos Programas de Pós-Graduação Memória, Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB) e Didáctica de las Ciências Experimentales (PPGDCE/UNL).

Sumário

Apresentação

Computação e Linguística: importante diálogo para pesquisas e preservação da memória nos novos meios das antigas fontes (Computação e Linguística: importante diálogo para pesquisas e preservação da memória nos novos meios das antigas fontes)

Cristiane Namiuti-Temponi
Jorge Viana Santos
Aline Silva Costa
Igor Sodré Farias

Intersecciones Bio-éticas: entre Saber y Discurso (Interseções com a Bio-éticas: entre o Saber e o Discurso)
María Eugenia Chartier
Alejandro Raúl Trombert

Un Nuevo Capítulo en la Historia de la Ciencia: el Queso Probiótico en la Universidad Nacional del Litoral (Um Novo Capítulo na História da Ciência: o Queijo Probiótico na Universidade Nacional do Litoral)
Andrea Pacifico

Aportes Teoricos y Metodologicos para Desarrollar una Clase de Biologia
(Contribuições Teóricas e Metodológicas para Desenvolver uma Aula de Biologia)

Jorge Luis Saccone

Tensiones en la Construcción de la Escuela Elemental en los Estados Unidos
(Tensões na Construção da Escola Primária nos Estados Unidos)
Cecilia Ángela Odetti

La Universidad Argentina y el Concepto de Extensión: el Caso de la UNL/Santa Fe
(A Universidade Argentina e o Conceito de Extensão: o Caso UNL/Santa Fé)
Javier Lottersberger


A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis
Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)
Valério Arcary

A Geração do Demônio: um Estudo sobre as Origens do Imaginário Anticomunista Baiano. (La Generación del Diablo: un Estudio de los Orígenes de lo Imaginario Anticomunista en Bahía)
Muniz Ferreira


Rosalindo de Souza: a Experiência de um Militante Comunista no Araguaia
(Rosalindo de Souza: la Experiencia de un Militante Comunista en Araguaia)

José Alves Dias
Camilla Fernandes Araújo

Ecos Imperialistas na América Latina: a Guerra contra o Paraguai (Ecos imperialistas en la América Latina: la Guerra contra Paraguay)

José Rubens Mascarenhas de Almeida
Paulo Tarso Mascarenhas Pedreira
Ramon Trindade Pellegrini


Para acessar à RBBA, clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário