Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2013

GEILC Convida para Seu I Ciclo de Debates


APRESENTAÇÃO

O Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classes (GEILC), vinculado ao Museu Pedagógico/UESB vem, ao longo dos anos, desenvolvendo diversas pesquisas no campo do marxismo. Tais pesquisas são marcadas tanto por preocupações epistemológicas quanto militantes. Por um lado, este Ser constituído a partir de sua práxis cotidiana está comprometido com o rigor da produção do conhecimento científico, por outro, compreendendo a complexidade das relações na sociedade capitalista, se propõe a atuar e contribuir para a transformação da realidade social, sendo, pois, nesta contradição que se constitui enquanto tal.

Neste sentido, o GEILC busca projetar-se para além do academicismo que tanto compromete as pesquisas hoje, endereçando-as para o engavetamento ou para os interesses reprodutivos do capital, pouco ou nada contribuindo socialmente. O Grupo entende que a universidade é lócus privilegiado da produção ideológica do conhecimento, seja para subverter a ordem, seja para ampliar as possibilidades de acumulação capitalista pelo papel que desempenha.

O grupo de pesquisadores que compõe o GEILC se debruça sobre os mais variados objetos de pesquisa: desde o processo de conquista da América espanhola que tanto contribuiu para a acumulação primitiva de capitais, marcado pelo “metalismo”, forjando as condições necessárias para o posterior desenvolvimento do capitalismo industrial na Europa até guerras que dilaceraram povos latino-americanos e suas experiências, em nome da lógica da apropriação internacional de capitais até o papel desempenhado pelas mulheres nesse processo; desde a busca por entender a ética e a política em Lukács, bem como o papel político-social de figuras emblemáticas vinculadas à esquerda brasileira como é o caso do poeta Camilo de Jesus Lima, até investigações temáticas acerca do atual estágio imperialista e sua ideologia imperial-terrorista transmitida também através dos representantes da hegemonia mundial estadunidense; desde o processo de obsolescência planejada de mercadorias, como estratégia para a manutenção da rotatividade do consumo e, portanto, da realização da mais-valia até a especulação promovida por agentes imobiliários (que privam parte da classe trabalhadora e do lumpemproletariado do “direito à cidade”), a segregação socioespacial e sua relação com as classes sociais, as políticas agrárias que “organizam” o espaço rural brasileiro de maneira a atender às demandas do agronegócio, o papel do Direito na legitimação, legalização e viabilização da sociedade capitalista.

Assim, as pesquisas desenvolvidas pelo GEILC conservam, como eixo central de suas análises, o materialismo histórico-dialético enquanto referencial teórico-metodológico que norteia todas as pesquisas, contemplando as Lutas de Classes, a Ideologia e a Memória como categorias que perpassam todos os objetos investigados. Nessa perspectiva, os pesquisadores que compõem o GEILC, oriundos de variadas áreas do conhecimento humano atomizado como História, Geografia, Letras, Direito etc., contribuem para a compreensão da “totalidade” social, do complexo de complexos, comungando de um mesmo princípio na compreensão do mundo dos homens. São esforços não somente acadêmico-científicos, mas objetivados na realização de análises que se propõem a dar conta das problemáticas mais atuais da sociedade capitalista, como também, de acordo à objetividade histórica de cada um, trazem o sentido de transformação da realidade, propondo uma sociedade emancipada e humanamente melhor.

Portanto, o 1º Ciclo de Debates realizado pelo GEILC busca publicizar os resultados parciais e/ou finais (mas ainda provisórios) das pesquisas desenvolvidas em seu seio, afim não somente de dar uma contribuição acadêmica e social para o debate das problemáticas propostas, mas também para receber contribuições e problematizações dos objetos de seus trabalhos. Sintam-se todos convidados ao debate.

Coordenação GEILC

Nenhum comentário:

Postar um comentário