Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

MESA REDONDA: GRAMSCI NO LIMIAR DO SÉCULO XXI

O Grupo de Estudos e Pesquisas, HISTEDBR, convida à todos para participarem e prestigiarem a Mesa Redonda: Gramsci no Limiar do Século XXI, que ocorrerá nas dependências da Faculdade de Educação da Unicamp, dia 28 de Novembro de 2013.

DEBATETORES:

Dr. Dermeval Saviani
Doutor em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). Livre-docente e Professor Titular de História da Educação da UNICAMP. É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Dr. José Claudinei Lombardi (Mediador)
Doutor em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)

Dr. Paolo Nosella
Doutor em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Atualmente, como Pesquisador Sênior do CNPq, desenvolve um projeto sobre Ensino Médio: formação ou profissionalização? . É líder do Grupo de Pesquisa- GRUPISTED: Grupo de Pesquisa em Instituições Educativas.

Dr. Leandro de Oliveira Galastri
Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Atualmente é professor pesquisador da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). No momento desenvolve pesquisa sobre a questão das classes sociais e grupos subalternos na obra de Antonio Gramsci, com ênfase na relação entre esses e a reprodução das instituições do Estado capitalista.


Dia: 28 de Novembro de 2013 (Quinta-feira)
Horas: 15:00 hs
Local: Sala da Congregação/FE/UNICAMP (Térreo)

Após a Mesa Redonda, teremos o LANÇAMENTO DO LIVRO: GRAMSCI NO LIMIAR DO SÉCULO XXI, Editora Navegando e librum

Prefácio: O pensamento de Gramsci não se restringiu à Itália. Suas concepções são discutidas por toda parte e influenciam todos aqueles que reivindicam por princípios democráticos na educação, na cultura, na política e na economia. Assim, este livro proporcionará análises que buscam compreender a recepção de Gramsci no Brasil, nos últimos 30 anos, e a sua contribuição categorial para analisar a educação, a política, a história, a economia, enfim, a sociedade brasileira no século XXI. Compreendemos que essas contribuições nos remetem a pensar formas de emancipação humana como estratégia para a construção de uma nova ordem social, econômica e política. Podemos dizer que pensar o Brasil numa perspectiva gramsciana é desvendar uma sociedade enredada num contexto de luta, de contradição, inserida num movimento social determinado e determinante historicamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário