Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Camillo de Jesus Lima - 100 anos


O maior poeta do Sudoeste baiano, Camillo de Jesus Lima, comemoraria no próximo dia 08 de setembro 100 anos de idade e é em face disso que toda a região pauta-se na expectativa de um reconhecimento definitivo e do resgate histórico daquele que tanto contribuiu e tem contribuído, com a sua obra e histórias de lutas e movimentos em prol da cultura.
Camillo de Jesus Lima nasceu em Caetité, aos 08 de setembro de 1912 e mudou-se para o município de Vitória da Conquista em 1939. Nesta cidade abraça causas sociais e inicia movimentos literários. Comunista convicto e assumido foi preso durante a Ditadura Militar de 64, e veio a falecer em Itapetinga, no dia 28 de fevereiro de 1975, de forma nunca totalmente explicada. Dentre as suas principais obras, publicou: As Trevas da Noite Estão Passando ("O Combate", em colaboração com Laudionor Brasil, poemas, 1941); Poemas ("O Combate", 1942 - vencedor do Prêmio Raul de Leoni da Academia Carioca de Letras); Viola Quebrada ("O Combate", poesia, 1945); Novos Poemas ("O Combate", id., ib.); Cantigas da Tarde Nevoenta ("Edição de Artes Gráficas - Salvador", poesia); Memórias do Professor Mamede Campos (romance); A Mão Nevada e Fria da Saudade ("Edições MAR", poesia), A Bruxa do Fogão Encerado (contos); Vícios (contos); Bonecos (Perfis); O Livro de Miriam (Poesia, 1973, impresso na gráfica de "O Jornal de Conquista" para "edições MAR"); Cancioneiro do Vira-mundo (Poesia) e outros ainda inéditos.
O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, nos dias 04, 05 e 06 de Setembro, realizará justas homenagens a esse grande artista.
No dia 04, coquetel de abertura com projeção de vídeos e exposição de poemas pintados de Júlio Veredas. No dia 05, acontecerá a apresentação “Agora é a sua vez” do ballet Lorena Albuquerque. E para encerrar, no dia 06, o show “Destina de cigarra” de Gutemba. Toda a programação começará as 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário