Agora tem, tem, tem...
A Escola Estadual 29 de Março,
em Santo Inácio, aparece com a pior nota no Índice de Desenvolvimento da
Educação (Ideb) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira
(14) para alunos do 9º ano. Segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia,
no entanto, a média de 0,1 recebida pela escola de ensino fundamental se deve a
um erro. A verdadeira nota seria 2,4, segundo a secretaria. O MEC não comentou
o caso.
Em nota, a secretaria se
responsabiliza por um "erro na migração de dados para o sistema do
Ministério da Educação". Segundo o órgão, a nota divulgada não corresponde
à realidade da escola. "O erro foi relativo ao indicador de rendimento,
que aparece com o índice de 0,03, quando o correto é 0,50. O Colégio 29 de Março melhorou seus resultados
da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, passando da média de 4,08
para 4,84. A Prova Brasil serve com referência para o cálculo do Ideb",
diz a nota.
Em 2009, a escola obteve Ideb
de 2,2 e a meta projetada para este ano era de 2,6 - com a nota de 0,1, a queda
é de 96%. Antes, as médias foram de 2 (em 2005) e 1,6 (em 2007). Este mês, o
CORREIO fez uma matéria sobre a onda de violência no bairro de Santo Inácio. Na
ocasião, alunos do Colégio Estadual 29 de Março informaram que não saiam mais
da unidade para comprar merenda e os menores de idade esperavam os pais para a
deixar a unidade.
A pior do país no primeiro
ciclo, com avaliação no 5º ano, está a escola municipal Antonio Carlos
Magalhães, em Cairu, a 204 km de Salvador. O Ideb da escola é de 0,9.
Nos números do segundo ciclo,
Salvador teve média 2,7 e a meta do MEC para 2013 é que a cidade alcance a nota
de 3,5. O Colégio Militar de Salvador (CMS) teve o melhor Ideb da cidade - 7,2.
O índice também coloca o CMS como a sexta melhor escola pública do país.
Brasil
Os dados analisados são de
2011. O Brasil superou as metas propostas para o nos dois ciclos do ensino
fundamental - de 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano. Já para o ensino médio, a meta
foi apenas igualada.
O Ideb é um indicador geral da
educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em
conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar
(taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova
Brasil.
Fonte: Correio
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