Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Sem reajuste, professores sinalizam com fim de greve


SAÍDA VERGONHOSA: (APLB-PCdoB) PRETENDE ENTREGAR OS PONTOS, ACABAR COM A GREVE DOS PROFESSORES E NEGOCIAR UMA PAUTA VERGONHOSA!


Paula Pitta

Raul Spinassé | Ag. A TARDE
Professores podem encerrar greve que já dura 113 dias
Os professores estaduais, em greve há 113 dias, sinalizaram, nesta quarta-feira, 1º, com um possível acordo com o governo. Pela primeira vez, a categoria indica que pode terminar o movimento mesmo sem o pagamento do reajuste de 22,22%, que equipara o salário da categoria ao piso nacional determinado pelo Ministério da Educação. Mais de um milhão de estudantes estão sem aulas desde o dia 11 de abril e o ano letivo está comprometido.
"Vamos encaminhar o fim da greve na assembleia de sexta (3) se o governo se comprometer a cumprir uma pauta mínima, que inclui a não punição dos professores em greve, pagamento dos salários confiscados, devolução do dinheiro de contribuição sindical, retirada dos processos judiciais e abertura da negociação", disse a vice-coordenadora da APLB (sindicato dos docentes), Marilene Betros.
De acordo com ela, o pagamento do reajuste de 22,22% seria discutido futuramente em mesa de negociação. Durante a assembleia desta quarta, o coordenador da APLB, Rui Oliveira, ressaltou que os professores resistiram à determinação do Tribunal de Justiça sobre a ilegalidade do movimento, ao corte de salários dos grevistas e demissão de 157 docentes do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), mas que era o momento de recuar.
"Procuramos a Arquidiocese de Salvador, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público do Trabalho, mas o governo não cede e o ano letivo está comprometido. Vamos tentar uma saída (por essa proposta). Entramos unidos na greve e vamos sair unidos", diz.
Apesar de já ter sido informado sobre o novo posicionamento dos professores em relação aos ítens reivindicados, o governo do estado anunciou, através da sua  assessoria de comunicação, que ainda não há um acordo estabelecido e que uma nova reunião para discutir o fim da greve também não está prevista.
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário