17 DE AGOSTO DE 2012
Estudos da Unicamp e Uerj comprovam que notas dos ingressantes pelo sistema de cotas é superior à média. Mesmo assim a USP continua a não adotar o sistema, perpetuando exclusão histórica. |
No
Pragmatismo Político
Estudos realizados pela
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade de Campinas
(Unicamp) mostraram que o desempenho médio dos alunos que entraram na faculdade
graças ao sistema de cotas é superior ao resultado alcançado pelos demais
estudantes.
Tradicionalmente a USP descarta
a adoção de qualquer tipo de cota, sempre indicando valorizar exclusivamente o
mérito. A USP entende que o sistema de bônus do Programa de Inclusão Social da
USP (Inclusp), voltado a alunos de escola pública, independentemente da cor da
pele, já atende às demandas por inclusão. O Inclusp foi adotado a partir de
2007 e dá bônus na nota do vestibular a esses alunos, independentemente da cor
da pele.
O Núcleo de Consciência Negra
da USP luta há anos para mudar esta realidade. Em resposta, a reitoria tem ameaçado
fechar o espaço onde o Núcleo de Consciência Negra desenvolve cursinhos
populares para o vestibular. A inciativa envolve professores voluntários que
sonham em ver a reserva de vagas com cota racial uma realidade na maior
universidade do país.
“Além de dar acesso à
população, a universidade tem que criar as condições para que estas pessoas
permaneçam na universidade para que não haja evasão”, defendeu Leandro
Salvático, coordenador do Núcleo de Consciência Negra.
Apesar da pressão e com amplo
apoio e reconhecimento da comunidade acadêmica, o Núcleo tem se mantido dentro
da universidade com o “famigerado” espaço onde continua a realizar seu cursinho
popular.
Segundo a Fuvest, fundação que
realiza o vestibular, a participação de alunos de escola pública na USP chegou
a 28% em 2012, ante 26% no ano passado. Se calculados os ingressantes negros e
pardos, eles representaram 13,8 % dos aprovados no vestibular deste ano. No ano
anterior, esse porcentual era de 13,4%. Os pardos registraram pequeno aumento,
de 10,6% para 11,2%. Os candidatos que se declararam negros representaram 2,6%,
ante 2,8% em 2011. Neste ano, foram aprovados 283 estudantes negros, de um
total de 10.766.
Levantamento feito em junho
pelo Estado de S. Paulo, com dados do vestibular de 2011, mostrou que, em cinco
anos, apenas 0,9% – o equivalente a 77 alunos – dos matriculados em Medicina,
Direito e na Escola Politécnica eram negros. Em Medicina, por exemplo, nenhum
negro havia passado nos vestibulares de 2011 e 2010. Esse recorte do vestibular
de 2012 ainda não está disponível.
A USP sempre sofreu críticas em
relação ao perfil dos estudantes que ocupam suas vagas – a maioria absoluta vem
de escolas particulares. Além do Inclusp, a universidade inaugurou a partir
deste ano um novo modelo de bonificação para alunos de escola pública.
Para quem sempre estudou em
escola pública – do ensino fundamental ao médio –, a universidade criou o
Programa de Avaliação Seriada da USP (Pasusp). Neste ano, o primeiro após a
mudança nos critérios, o bônus chegou a até 15%, de acordo com o desempenho do
estudante na Fuvest. Para participar, o aluno precisa estar cursando o ensino
médio e realizar as provas no 2º e no 3º anos.
O
desempenho dos cotistas
O primeiro levantamento sobre o
tema, feito na Uerj em 2003, indicou que 49% dos cotistas foram aprovados em
todas as disciplinas no primeiro semestre do ano, contra 47% dos estudantes que
ingressaram pelo sistema regular.
No início de 2010, a
universidade divulgou novo estudo, que constatou que, desde que foram
instituídas as cotas, o índice de reprovações e a taxa de evasão totais
permaneceram menores entre os beneficiados por políticas afirmativas.
A Unicamp, ao avaliar o
desempenho dos alunos no ano de 2005, constatou que a média dos cotistas foi
melhor que a dos demais colegas em 31 dos 56 cursos. Entre os cursos que os
cotistas se destacaram estava o de Medicina, um dos mais concorridos – a média
dos que vieram de escola pública ficou em 7,9; a dos demais foi de 7,6.
A mesma comparação, feita um
ano depois, aumentou a vantagem: os egressos de escolas públicas tiveram média
melhor em 34 cursos. A principal dificuldade do grupo estava em disciplinas que
envolvem matemática.
Fonte: Outras
Palavras
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