Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

IV SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER


Evento de âmbito nacional
UNIO­ESTE - Campus de Marechal Cândido Rondon. PR
20 a 22 de agosto de 2013

PROMOÇÃO
Linha de Pesquisa Estado e Poder - Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais
Grupo de Pesquisa História e Poder – Colegiado do Curso de História
Laboratório de Pesquisa Estado e Poder
APRESENTAÇÃO
clip_image003IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: DITADURAS E DEMOCRACIAS, promovido pela Linha de Pesquisa Estado e Poder e pelo Grupo de Pesquisa História e Poder, tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas à vasta problemática que envolve as relações de poder e a configuração do Estado, em sua dimensão ampliada e aprofundar esta discussão no que se refere aos termos “ditadura” e “democracia”, seja através do debate teórico, seja através da análise de experiências históricas. A organização do evento é de responsabilidade dos professores e mestrandos vinculados à Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, Poder e Práticas Sociais (PPGH), bem como dos professores e acadêmicos que integram o Grupo de Pesquisa História e Poder e o Laboratório de Pesquisa Estado e Poder (pesquisadores, mestrandos, graduandos e bolsistas e professores da rede estadual de ensino fundamental e médio), contando ainda com o apoio e parceria de diversos grupos de pesquisa.
A Linha de Pesquisa Estado e Poder tem por objeto de ensino e de investigação as práticas sociais relacionadas ao Estado e ao Poder. A abordagem que orienta os estudos dos integrantes da linha concebe o Estado em seu sentido amplo, compreendendo a articulação entre sociedade civil e sociedade política e abarcando aspectos diversos das relações estabelecidas entre os agentes sociais. O poder é exercido no interior da sociedade política, mas também no âmbito das mais variadas organizações e corporações da sociedade civil. O exercício do poder e a produção de hegemonia abrangem, portanto, esferas diversas, como a gestação e a afirmação, a crítica e a contraposição de projetos sociais, as elaborações intelectuais e as políticas partidárias, a organização dos diferentes grupos e classes sociais, a constituição de aparelhos privados de hegemonia, o gerenciamento e a disseminação de ideologias e projetos sociais.
O Simpósio de Pesquisa Estado e Poder ocorre desde 2007, tem periodicidade bianual e âmbito nacional. A temática central deste quarto Simpósio tem como objetivo promover a discussão sobre ditaduras e democracias, propiciando tanto a apresentação de reflexões de caráter teórico como a apresentação de estudos empíricos. Interessa-nos pensar a historicidade das distintas conformações das ditaduras e democracias, os embates sociais em torno de seu formato, a intervenção de aparelhos privados de hegemonia, os mecanismos de produção e disseminação do consenso e as iniciativas voltadas à contestação e resistência. Igualmente interessa-nos refletir sobre os processos de transição e os elementos de ruptura e continuidade que os permeiam, a intervenção das classes, frações de classe e grupos sociais e os embates na memória acerca do significado histórico das ditaduras.
Poderão ser aceitas, a critério da comissão científica, proposições de comunicações acadêmicas que extrapolem o eixo temático proposto, desde que em alguma medida estabeleçam relação com a problemática de Estado e Poder.
Este evento é dedicado à memória de Edmundo Fernandes Dias
TAXA DE INSCRIÇÃO
* Graduandos: R$ 10,00
* Demais inscrições: R$ 20,00
INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
Período de Inscrições: 03/06 a 02/08 de 2013.
- A inscrição deve conter: Título; Autor; Vínculo Institucional; Resumo (entre 15 a 20 linhas) e 3 Palavras-Chave.
- Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e Margens 2,5.
- A inscrição será efetivada através do envio da Ficha de Inscrição disponível em www.historiaepoder.net), devidamente preenchida, para o endereço eletrônico estadoepoder@yahoo.com.br
- São aceitos no máximo dois autores por trabalho. É necessário que ambos estejam inscritos no evento e participem da apresentação do trabalho.
- O Orientador não deve constar como co-autor do trabalho.
- Será aceito apenas um trabalho por autor.
- Não é necessário o pagamento antecipado. O pagamento deve ser efetivado no credenciamento.
- O valor do pagamento da inscrição é o mesmo para ouvinte ou apresentador de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário