Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Minha autoavaliação na atuação educativa


Minha autoavaliação na atuação educativa na Emef Marcos Mélega e na SME

John Kennedy Ferreira*

1) Quando me pediram para fazer uma auto-avaliação sobre a minha intervenção educativa, lembrei  de Hannah Harendt e de seu texto “ Eichmann em Jerusalém” Neste livro a autora lembra que ser um bom funcionário num sistema totalitário é ser cúmplice do totalitarismo. Creio que o mesmo se aplica – enquanto método – a ser um bom professor tendo uma educação alienante e bestializadora. Assim, me recuso a obedecer a ordens sem questionar e pensar o que é esta ordem, para que serve, à quem favorece...(?).

2)   Dentro do meu limite busquei melhorar o ensino. Não tenho sala, sou CJ, entro quando alguém surta, foge ou simplesmente falta. Tento desenvolver alguma atividade que gere reflexão. É uma atividade quixotesca.

3)    Não aceitei a – imoral – dupla docência, julgo que dois professores – sem qualquer projeto pedagógico – numa classe de 40 alunos, são dois a pedir silêncio. Creio que a saída é a abertura de mais salas, com classes de 20 ou 25 alunos, como recomenda a LDB e a UNESCO e não o fechamento como vem sendo processado por este governo.

4)   Não aceitei os baixos salários praticados pelo governo Kassab e pelo seu secretário de educação, e , portanto fui o ÙNICO professor e trabalhador da educação desse estabelecimento de ensino a fazer greve, participar de passeatas, assembleias e de comando de greve.

5)    Não aceito o projeto ler e escrever, a educação, ao contrário do que insiste a escola (liberal) moriana, não é binária e sim holística. Por isso insisto em ensinar história e sociologia.

6)    Por fim, não consigo ser um bom professor, num projeto pedagógico – em sua essência ideológica - excludente, desconexo da realidade, do  mundo do trabalho, do conhecimento e da ciência. E acusado de corrupto no aspecto material. Não fui cúmplice. Fui um péssimo professor e tenho orgulho disso.

* Professor de História (EMEF – Marcos Mélega)

Nenhum comentário:

Postar um comentário