Antônio Ozaí da Silva
“…carrego dentro de mim o que
me mata. Falta-me tempo para as frivolidades, tenho nas mãos uma imensa tarefa.
Como a realizarei? Vejo que a morte se apressa e a vida foge. Diante dessas
duas pressões, ensina-me algum expediente! Faze com que eu não fuja da morte e
que a vida não me escape. Exorta-me com relação ao que é difícil; dá-me
longevidade contra aquilo que é inevitável. Vem alargar meu tempo, que é tão
curto. Ensina-me que a boa vida não se mede pela duração mas como a empregamos.
Acontece muitas vezes que uma longa vida não é realmente vivida”. (Sêneca) [1]
O jovem almeja viver muito, mas
dificilmente se imagina idoso. A juventude parece-lhe eterna e raramente verá
no velho diante de si o espelho que reflete a sua imagem futura – isto se tiver
a sorte, ou azar, de viver muito, pois a ninguém é garantido atingir a velhice.
Os jovens, em geral, sentem-se imortais, a morte parecem-lhes mais apropriada
aos que chegaram à terceira idade – recusam-se a pensar na morte e nisto são
acompanhados por muitos idosos iludidos com a seqüência do passar dos dias.
Alguns até desdenham dos mais velhos – talvez, inconscientemente, seja uma
reação de auto-proteção e de recusa do futuro que se anuncia. “Um jovem”,
escreve Ernst Bloch, “pode imaginar-se como homem, mas dificilmente como idoso:
a manhã aponta para o meio dia, não para a noite. Em si é estranho que o
envelhecimento, na medida em que se refere à perda da condição anterior com ou
sem razão sentida como mais bela, só comece a ser percebido por volta dos
50anos. Não haveria perda para o jovem que deixa para trás a criança? E não
haveria uma perda para o homem quando deixa a florescência da juventude, quando
o impulso se atrofia?” [2]
O cinquentenário parece
anunciar o movimento de descida. Agora, a vida desce ladeira abaixo. Há o risco
de deprimir-se diante da certeza de que a vida esvaece-se a cada dia e a morte
parece mais próxima. O otimista reage fazendo de conta que a vida não passou,
iludindo-se com o apego à juventude. O dito de que permanecemos jovens em
espírito é um engodo. Não há como negar que o tempo passou, as marcas na face,
as doenças que irrompem, as dores no corpo, a perda da vitalidade, etc.,
demonstram-no. “O tempo passa com uma infinita velocidade, e só percebemos bem
se olharmos para trás; o passado escapa aos que se absorvem no presente, tal o
modo pelo qual essa fuga ocorre sutilmente”, afirma Sêneca. [3]
Não é preciso enganar-se, fazer
de conta de que o tempo não passou, nem cair em depressão diante das
dificuldades que o avançar da idade impõe. Basta encarar com naturalidade.
Começamos a morrer tão logo nascemos, é a dialética da vida. Os jovens não
estão isentos do sofrimento e as dores do tempo não são exclusividade dos
idosos. “Mas incomoda”, dizes, “ter a morte em vida.” Em primeiro lugar, ela
está sempre presente, quer para o velho ou para o jovem – e não se trata aqui
de consenso surgido de uma votação. Depois, ninguém é tão velho que não possa
reivindicar para si mais um dia. Um dia é um degrau na vida”. [4]
O mais importante na vida não é
a longevidade, mas o viver bem. Chegar à velhice não significa necessariamente
ter vivido mais, pois aquele que a morte abraçou em tenra idade viveu bem se
intensamente. “Que importa, afinal de contas, sair antes ou mais tarde de onde
se deve mesmo sair? O essencial não é viver por muito tempo, mas viver plenamente”.
Pois, de que adianta ao homem, “oitenta anos passados sem ter feito nada? Ele
não morreu tarde, mas ficou morrendo por longo tempo. Viveu oitenta anos, mas
viveu mesmo? Importa saber a partir de quando se conta sua morte?” [5]
A medida da vida está em olhar
para si mesmo e contabilizar não o tempo, mas as ações e as relações humanas
construídas. Se olharmos para trás e sentirmos que valeu a pena viver, então a
vida foi plena. Por que, então, temer a velhice? A morte não escolhe idade, por
que temê-la? “É um homem muito feliz e com plena posse de si mesmo o que espera
o amanhã sem inquietude. Todo o que diz “já vivi” recebe cotidianamente mais um
dia como lucro”. [6] O amanhã não nos pertence! Portanto, encaremos com alegria
ter vivido o que nos foi permitido. Ainda que o tempo imprima marcas indeléveis
no corpo e alma que chega aos 50 anos de existência, nos alegremos por cada dia
acrescentado ao viver. Afinal, a velhice tem as suas vantagens!
[1] SÊNECA. Aprendendo a viver.
São Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 35-36.
[2] BLOCH, Ernst. O Princípio
da Esperança I. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2005, p. 43.
[3] SÊNECA. Aprendendo a viver.
São Paulo: Martins Fontes, 2008, p. 34.
[4] Idem, p. 10.
[5] Idem, p. 91-92.
[6] Idem, p. 11.
Fonte: Blog
do Ozaí
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