Pesquisar este blog

domingo, 2 de dezembro de 2012

USP e PUC: a falta de autonomia das universidades brasileiras


1 de dezembro de 2012
12 de novembro de 2009: o então governador José Serra escolhe o segundo colocado da lista tríplice, João Grandino Rodas, para ocupar o cargo de reitor da USP.
13 de novembro de 2012: o cardeal D. Odilo Scherer escolhe Anna Cintra, a terceira colocada nas eleições internas, como reitora da PUC-SP.
As semelhanças não são mera coincidência. Antes, revelam um fato fundamental sobre a universidade brasileira: não há em seu interior mais que uma mera fachada democrática. Os professores, estudantes e funcionários não tem absolutamente nenhum poder de decisão dentro da universidade.
O conselho universitário de cada universidade é quem supostamente toma as decisões, sendo ele também quem escolhe o reitor. A verdade, no entanto, é que as decisões são tomadas por uma única pessoa; o governador do Estado, no caso da USP, e o cardeal, no caso da PUC.
Nenhum reitor ocupa o cargo sem a sua bênção e são eles quem realmente mandam na universidade. A PUC tem ainda uma fachada mais democrática que a USP. Além dos diretores de faculdade, indicados pelo reitor, compõem o conselho universitário professores, estudantes e funcionários, indicados por seus pares, em igual número.
Na USP, sequer isso acontece. A presença dos estudantes e funcionários no Conselho Universitário é irrisória e a dominação do Estado é muito mais aberta.
No entanto, a fachada democrática da PUC, onde dominaria uma suposta paridade entre os setores da universidade e onde o voto para reitor é inclusive direto paritário, simplesmente desabou. A Igreja Católica, dona da universidade, mostrou que no seu terreno é ela a única que manda e a democracia que todos pensavam existir não passa de um teatro para contentar a comunidade universitária.
E para quê servem essas indicações? Para colocar a universidade cada vez mais a serviço da iniciativa privada, no caso da USP, e sob o controle da Igreja, no caso da PUC.
Os funcionários, professores e, sobretudo, os estudantes têm resistido a essas medidas. A luta pela saída de Anna Cintra e de João Grandino Rodas é parte da luta pela verdadeira autonomia da universidade, cuja única solução está na luta pela constituição de um governo tripartite proporcional, de professores, funcionários e com uma maioria estudantil.
Fonte: PCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário