Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ideologia, Memória e Geografia: a produção do espaço geográfico e as ressignificações dos lugares


Objetivando investigar temas e processos relacionados à produção/reprodução capitalista, e tendo como referenciais teórico-analíticos as categorias Ideologia, Memória e História e as entendendo como relacionadas aos fenômenos centrais desse processo, o GEILC (Grupo de Estudos de Ideologia e Lutas de Classe), ligado ao Museu Pedagógico da UESB, realiza o Projeto de Extensão “Memória e Ideologia no campo da luta de classes”.
Seus membros e coordenação entendem que discutir estruturalmente o capitalismo e suas formas de dominação (em especial as referentes ao aspecto ideológico) e suas contestações se faz de uma importância ímpar, por tratar-se de um processo que atinge todas as esferas da vida social de toda e qualquer nação, por produzir/reproduzir os mecanismos de exploração característicos do sistema.
Assim, o Projeto programou discussões temáticas com a presença de interlocutores de reconhecida capacidade intelectual, com comprovada produção acadêmico-científica acerca dos temas propostos, num momento de crise sistêmica profunda pela qual passamos, que buscarão compreender/debater o processo e contribuir nas pesquisas desenvolvidas a respeito.
Nesse sentido, as atividades presumidas neste projeto interconectam ensino, pesquisa e extensão a partir de uma ótica multi/interdisciplinar envolvendo pesquisadores e estudiosos de todas as ciências. A proposta é integrar a produção do conhecimento acadêmico-científica institucional e esta com comunidade em geral, já que a problemática diz respeito indistintamente a todos.
Nossa última atividade de 2012 trata-se da conferência “Ideologia, Memória e Geografia: a produção do espaço geográfico e as ressignificações dos lugares”, a ser ministrada pela professora doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Alexandrina Conceição Luz (UFS). Na oportunidade, ela falará sobre memória e esquecimento: o espaço do poder e o poder no espaço, a ideologia e as ressignificações dos lugares, versando acerca do lugar e do não lugar enquanto representação de significados da luta revolucionária. A seguir, acontecerá o lançamento do livro “Trabalho e trabalhadores: as novas configurações espaciais da reestruturação produtiva no espaço rural”, organizado pela convidada do GEILC.
Local: Auditório do Módulo IV (Pedagogia) da UESB, campus de Vitória da Conquista, Bahia.
Dia 14/12/2012, às 19:30 horas.
O Projeto emitirá certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário