Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Representantes da comunidade pucquiana divulgam “Carta Pública”


CARTA DOS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS ADMINISTRATIVOS E ESTUDANTES DA PUC-SP


Ao
Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor
Dom Odilo Pedro Scherer,
Ao Cardeal Arcebispo Metropolitano de São Paulo e Grão Chanceler da PUC-SP
Aos
Secretários Executivos da Fundação São Paulo
Pde. José Rodolpho Perazzolo e Pde. João Júlio Farias Junior
Ao
Dr. Prof. Marcos Tarcísio Masetto, Decano do CONSUN
À Opinião Pública

Nós, professores, funcionários administrativos e estudantes da PUC-SP, em luta pela democracia e pela autonomia universitárias, manifestamos total apoio à deliberação do Conselho Universitário (CONSUN) que considerou nula a lista tríplice enviada ao Grão-Chanceler. Portanto, é nula a nomeação da professora Anna Maria Cintra para reitora, assim como todos os atos relacionados com este cargo que esta realizou desde então.
Nenhum conselheiro foi impedido de comparecer à reunião do CONSUN do dia 12 de dezembro. A professora Ana Maria Cintra teve plenamente garantido seu direito de defesa, do qual não fez jus. Dos 22 conselheiros presentes, 21 manifestaram-se pela nulidade da lista tríplice, um se absteve, nenhum se opôs. A vontade dos que trabalham e estudam na PUC-SP, expressou-se no mais alto órgão colegiado, que representa de forma estatutária toda esta comunidade que se manteve em greve por um mês, durante o qual esta universidade esteve repleta de atividades científicas, artísticas, políticas – em suma, culturais.
A reação da professora Anna Maria Cintra e de seu grupo contrariou a quase totalidade da PUC-SP, incluindo-se aí a maioria esmagadora dos professores que votaram nessa candidata que obteve o terceiro e último lugar nas urnas.
Apelamos, pois, ao Grão-Chanceler para que nos ouça. Não é justo e não foi justo que Vossa Eminência Reverendíssima nomeasse uma professora, seja qual for o mérito desta, que não tenha sido a escolhida pela comunidade. Se soubéssemos que isto poderia ocorrer e que tal professora renegaria o compromisso publicamente assinado, o resultado desta consulta poderia ter sido muito diferente.
Solicitamos ao Grão-Chanceler que se disponha a dialogar com o Conselho Universitário e a comunidade puquiana, nomeando um reitor interino sugerido pelo CONSUN e convidando a comunidade para organizar um novo processo eleitoral, cujos princípios e regras deverão ser livre e claramente discutidos previamente por todos nós – Grão-Chanceler, Fundação São Paulo e PUC-SP –, de modo a evitar crises semelhantes. Enquanto isso, permaneceremos atentos e ativos na defesa de uma democracia e de uma autonomia universitárias que, mesmo limitadas, nos enchem de orgulho. Somos seus artífices e herdeiros e nos sentimos no dever de preservá-las e aperfeiçoá-las para os que virão.

São Paulo, 13 de dezembro de 2012.
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA PUC-SP - APROPUC
ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA PUC-SP – AFAPUC
MOVIMENTO ESTUDANTIL DA PUC-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário