Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

A maior greve da história da UEG

Mobilização na Universidade Estadual do Goiás se expande e mais um campus adere à greve. 12 unidades estão em greve geral. Este é o maior movimento grevista da história da universidade


Greve na UEG aponta tendência de luta nas universidades

A greve geral dos professores, estudantes e funcionários da Universidade estadual do Góias (UEG) está se expandindo. A assembleia geral da UnU Porangatu, realizada na ultima quarta-feira (14/5), decidiu decretar greve geral.
De acordo com o comunicado do comando de greve “A UnU Porangatu também aderiu à greve geral da UEG e entra de cabeça na luta com professores (efetivos e temporários), alunos e funcionários técnico-administrativos por reivindicações conjuntas por uma educação com qualidade em Goiás.” (movimentomobilizaueg.blogspot.com.br).
A assembleia foi precedida por uma mobilização dos estudantes. Na manhã do mesmo dia, dezenas de estudantes realizaram uma manifestação e paralisaram a BR 153.
A greve já é a maior da historia da universidade com a paralisação de 12 unidades. A greve atinge as unidades de Itumbiara, Itapuranga, Porangatu, Uruaçu, Minaçu, Santa Helena; Eseffego; UNUCET; UNUCSEH; Quirinópolis; Formosa; Cidade de Goiás.
Está marcado para hoje um ato com passeata. A contração será no Terminal Padre Pelágio onde será realizada uma panfletagem. Os professores, estudantes e funcionários irão ocupar às ruas do centro de Goiana e seguir em passeata até o Coreto da praça Cívica  onde será realizada uma Assembleia Geral.
A greve da UEG é a expressão do sucateamento das universidades públicas. Os campi da UEG sofrem com o completo sucateamento. Os estudantes  sofrem com a falta de professores. “A UEG tem atualmente 2.133 professores em seu quadro, dos quais 1.317 temporários, o que corresponde a 61,74% do total. A rotatividade é grande, em função dos salários” (www.clipping.ueg.br). Não existe qualquer política de permanência estudantil. Os estudantes não têm direito a moradia e restaurante universitário.
Em todas as universidades do Brasil os estudantes lutam contra os ataques ao ensino público e gratuito. A mobilização expressa o desenvolvimento da tendência de luta presente em todas as universidades do país, diante da revolta crescente contra a política de destruição da Educação.
Todo apoio a greve da Universidade Estadual do Goiás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário